Geomarketing e Inteligência de Mercado | Salvador – 360 h | 1ª Turma
Na maioria das vezes, o Geomarketing está implícito nas áreas de Vendas, Trade e Marketing das empresas e indústrias, embora de forma nem sempre premeditada. Essas organizações sempre sentiram a necessidade de dividir os seus mercados em zonas, ou seja, empiricamente, reconhecem a necessidade de lidar, de forma distinta, com mercados geográficos de diferentes características. No entanto, a segmentação geográfica geralmente não permite uma divisão correta do Mercado, uma vez que esta nem sempre coincide com as fronteiras físicas ou políticas.
Informações estratégicas como, por exemplo, o tamanho do mercado ou o perfil do público alvo, somente trazem valor real à empresa quando são traduzidas em ações que podem ser mensuradas, planejadas e implementadas. A Inteligência Competitiva busca, de uma forma geral, identificar tendências do mercado e acompanhar as ações da concorrência, a fim de produzir um diferencial estratégico. Trata-se de um processo dinâmico de coleta e análise de informações de serviços e produtos, ofertados pela empresa e seus concorrentes.
A análise de informação de Marketing através do uso de Geotecnologias tem como principal vantagem um aumento substancial da eficiênica e eficácia na tomada de decisões, possibilitando o refinamento da Segmentação Geográfica a um nível micro e o conhecimento dos locais de maior potencial de consumo de um produto ou serviço, de forma a explorar melhor os atuais clientes e aumentar a capacidade de atrair muitos outros.
Objetivos
O curso de Geomarketing e Inteligência de Mercado visa capacitar os profissionais a utilizar dados e informações de Mercado para planejar e implementar ações estratégicas nas organizações, como:
- Adaptar a oferta de produtos às características de uma dada zona/segmento de mercado ou da área de influência de um determinado ponto de venda.
- Adaptar o preço de produtos consoante a estratégia de vendas para uma dada zona/segmento (aumentando a quota de mercado ou a rentabilidade).
- Definir os objetivos de venda realísticos e maximizar oportunidades de crescimento em função do grau de atratividade de cada zona/segmento.
- Otimizar o investimento em infra-estrutura (pontos de venda e pontos logísticos) através do estudo da localização ideal desses pontos em função da distribuição geográfica dos clientes e da concorrência.
- Otimizar as rotas de visita a clientes (definir territórios de venda e assistência técnica).
- Reduzir os custos e aumentar a eficiência de uma campanha publicitária através de publicidade direcionada e adaptada a uma dada zona/segmento.
Metodologia
Aulas expositivas, estudos de casos, trabalhos individuais e exercícios interativos de vivências profissionais como métodos de integração entre a teoria e a prática.
Disciplinas
Módulo I - Fundamentos
1. Introdução ao Geomarketing
2. Economia Regional
3. Estatística Descritiva
4. Introdução ao Marketing de Varejo
Módulo II - Geoprocessamento
5. Cartografia Digital
6. Banco de Dados Geográficos
7. Sistemas de Informações Geográficas - SIG
Módulo III - Dados, Informação e Conhecimento
8. Bases de Dados e Mapeamento de Indicadores Sócio-ecônomicos
9. Big Data - Aplicações em Geomarketing
10. Gestão de Tecnologia da Informação
Módulo IV - Análises Avançadas
11. Análises Espaciais
12. Estatística Espacial e Geoestatística
13. Business Intelligence - BI
14. Estatística Multivariada
15. Ferramentas Digitais de Gerenciamento e Planejamento
16. City e Site Location
Professores
O curso conta com professores que têm uma consolidada carreira acadêmica e profissional nas áreas do conhecimento que compõem o Geomarketing e/ou considerados de notório saber dentro das respectivas especialidades:
Fabiano Felipe Cucolo (Coordenador do Curso)
Mestre em Geociências - UNESP, Especialista em Engenharia de Transportes - USP. Bacharel em Geografia - UNESP. Consultor de Geotecnologias. Sócio da Empresa Soloverdi Engenharia, com experiência de 16 anos no setor.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0927230478435389
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/fabiano-cucolo-856a90b3
Joilson Rodrigues de Souza
Administrador de Empresas com enfase em Marketing - FVC. Assessor da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento - UFBA. Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas - IBGE. Consultor em Dinâmica Demográfica e Mercado. Coordenador da área de Disseminação de Informações - IBGE/Bahia. Coordenador Técnico do Censo Demográfico 2010 - IBGE/Bahia.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7360003109383140
Marco Aurélio Painelli Marsitch
Mestre em Geografia Física - USP. Bacharel e Licenciado em Geografia - FSA Fundação Santo André. Analista de Modelagem CRM Sênior - Itaú-Unibanco. Professor de Cartografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Geografia - FSA Fundação Santo André. Professor de Planejamento Urbano e Geoprocessamento do Curso de Pós-Graduação em Gestão Territorial - FSA Fundação Santo André.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2292581561517181
Iuri Martins Carvalho
Especialista em Geotecnologias - FEEA. Especialista em Redes de Computadores - FRB. Engenheiro Agrimensor e Cartógrafo - UFBA. Tecnólogo em Processamento de Dados - FRB. Analista de GIS - Fototerra. Professor do Curso de Pós-graduação em Geotecnologias - FEEA/EEEMBA. Professor substituto do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - UFBA.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9091494929314518
Dionísio Costa Cruz Júnior
Mestre em Engenharia Cartográfica - IME. Especialista em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas - PUC-Rio. Engenheiro Agrimensor - UFV. Analista de Geoprocessamento - IBGE. Professor e Coordenador do Curso de Pós-graduação em Geotecnologias - FEEA/EEEMBA.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8445317285478734
Aurisan Souza de Santana
Mestre em Sistemas e Computação - IME. Bacharel em Ciência da Computação - UFBA. Chefe da Equipe de Banco de Dados e BI da CGU. Analista de Finanças e Controle - CGU. Professor do MBA em Gestão de Projetos da Estácio/DF.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3293136276720270
Maurilio José Barbosa Soares
Mestrando em Demografia - UNICAMP. Especialização em Pesquisa de Mercado, Opinião e Mídia - FESPSP. Graduação em Estatística - UNICAMP. Consultor em Estatística e Geomarketing - GEOFUSION.
Lattes: lattes.cnpq.br/5221620511528563
Público Alvo
- Profissionais de Marketing
- Gestores
- Engenheiros
- Geógrafos
- Administradores de Empresas
- Economistas
- Demais profissionais que atuam ou desejam atuar na área de Geomarketing e Inteligênica de Mercado
Certificação
Certificado de Especialista em “Geomarketing e Inteligência de Mercado”, emitido pela Faculdade Brasileira do Recôncavo - FBBR, aos alunos que obtiverem frequência mínima de 75% das aulas e nota igual ou superior a 7,0.
Duração
10 meses | 360 h
Aulas quinzenais e aos finais de semana (ao vivo)
Sexta-feira, 18h às 22h | Sábado, 8h às 17h | Domingo, 7h às 13h.
Investimento
Investimento integral: R$ 120 (matrícula) + 24 parcelas de R$ 550
- 10% OFF de pontualidade: R$ 495/mês*
- 15% OFF Crea-BA, CREA-SE, ASEAB: R$ 467,50/mês*
- 17% OFF Mútua-BA: R$ 456,50/mês*
*Desconto NÃO acumulativo.
Coordenação
Fabiano Felipe Cucolo (Coordenador do Curso)
Mestre em Geociências - UNESP. Especialista em Engenharia de Transportes - USP. Bacharel em Geografia - UNESP. Consultor de Geotecnologias, Sócio da Empresa Soloverdi Engenharia, com experiência de 16 anos no setor.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0927230478435389
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/fabiano-cucolo-856a90b3
Outras Informações
- Cópia do RG e CPF
- Cópia do diploma de graduação
- 1 foto 3x4
- Comprovante de pagamento da matrícula
- Comprovante de Residência