Presidente Prudente adota georreferenciamento para combater o mosquito Aedes aegypti

Agentes de endemias participaram de treinamento nesta terça-feira (5), no Centro Cultural Matarazzo, para conhecer o sistema em fase de implantação.

Os 95 agentes de endemias que trabalham nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde participaram ontem (5) de um treinamento, no Centro Cultural Matarazzo, para conhecer o Sistema de Georreferenciamento que está em fase de implantação para combater os focos do mosquito Aedes aegypti em Presidente Prudente-SP.

O sistema estará totalmente ativo em 2018 , quando serão disponibilizados os equipamentos para os agentes trabalharem e, desta forma, automatizar o processo de vistoria das residências.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto, o sistema trará mais agilidade e confiabilidade e irá ajudar a combater de forma mais rápida e eficiente as infestações do mosquito.

“Todos os agentes comunitários de saúde poderão participar e ajudar a detectar os focos, pois para fazer os bloqueios é necessário ter informações precisas sobre a localização dos focos. Este sistema é mais rápido e preciso e irá nos ajudar a nortear as ações”, disse o secretário.

O idealizador do programa, Celso Tatizana, que é diretor da Caltech Informática, disse que o sistema é totalmente integrado, ou seja, “conversa” com os dados da Superintendência de Controle de Endemias dos Estado de São Paulo (Sucen).

“Todos vão poder enviar informações diretamente para o sistema da Sucen, por meio dos tabletes ou dos celulares, e, o mais interessante, vamos economizar tempo, papel, e mais, não é necessário estar em locais onde exista sinal de internet, pois o sistema armazena os dados e envia quando está conectado a uma rede, ou seja, não há retrabalho por falta de sinal”, afirmou Tatizana.

O presidente do Comitê de Combate à Dengue e à Leishmaniose, Carlos Rocha Santana, afirmou que o sistema vai permitir aumentar o número de pontos visitados por dia e que até mesmo moradores poderão baixar o aplicativo e indicar os focos de larvas.

Com a medida, Presidente Prudente será o primeiro município do país a implantar um sistema totalmente digitalizado e em tempo real para combater focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya, do zika vírus e da febre amarela.

Fonte: G1.

« voltar